segunda-feira, 24 de maio de 2010



“Ou qual é a mulher que, tendo dez moedas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a moeda que eu tinha perdido.” (Lc. 15.8-9.)

Jesus utiliza esta ilustração de um fato natural, para refletir uma verdade espiritual. Neste caso, nas três parábolas contadas neste capítulo, ele fala de algo que se perde e é reencontrado. Uma aplicação clara ao pecador que se arrepende e é “reencontrado” por Deus é feita nas três parábolas.

 Porém, além deste entendimento claro e específico, acredito que, assim como toda porção profética da Palavra de Deus, temos algo mais a aprender neste ensino.

Jesus falou sobre uma perda que aconteceu dentro de casa, e quero fazer uma aplicação espiritual disto para nossos lares e casas. Alguns podem achar que estamos apenas “espiritualizando” um texto fora de seu contexto, mas a visão bíblica dá suporte a este tipo de interpretação, desde que se harmonize com o restante dos princípios explícitos das Escrituras Sagradas.

Valores perdidos

Esta mulher não perdeu a moeda na rua, mas dentro de casa, sem sequer ter saído de lá. A moeda, um denário, tinha mais valor do que a idéia que passa na nossa mente quando pensamos em uma moeda. Era a paga por um dia inteiro de trabalho de um trabalhador normal.

E esta perda de algo valioso dentro de casa, me fala de outros valores (não materiais) que muitas vezes perdemos dentro de casa.

Sei por experiência própria, como marido, como pai e também como filho, que muitos valores que devemos guardar dentro de casa, no convívio com nossos familiares podem ser comprometidos.

Falo de valores emocionais como: o respeito, o amor, a paciência, a compreensão, a dedicação, o serviço, a harmonia, a paz, a doação de si mesmo etc.

Falo também de valores espirituais como: a oração, o devocional, a fé, o temor de Deus, a meditação na Palavra.
 Quais outros valores que podem estar perdido dentro de casa?
Talvez  Sumiu o valor do respeito, ou Sumiu a Drácma do carinho quem sabe não Sumiu a Drácma da comunhão, por onde anda a Drácma da Espiritualidade


Muitas pessoas acham que para sofrer perdas em seus lares é necessário muita interferência ou pecados externos, mas digo que não.

Quando pensamos somente na moeda em si, imaginamos algo fácil de se perder e permanecer escondido em algum canto da casa. Quem já não perdeu algo em casa?

O termo “moeda” não nos faz perceber a dimensão da perda. Na verdade, tratava-se de um décimo de tudo o que a mulher tinha!

Este paradoxo também se dá com muitos dos valores que perdemos em nosso lar. Aparentemente trata-se apenas de “uma moeda”, mas vale bem mais do que o que só aparenta!

O processo de recuperação da moeda por parte desta mulher, envolveu algumas atitudes que vejo como sendo a forma de reencontramos nossos valores perdidos.

Acendendo a Candeia

O Texto Sagrado revela que a mulher acendeu a candeia. Ela buscou mais luz porque havia falta dela... e não há como procurar algo no escuro. Acredito que este é um paralelo espiritual de algo que precisamos para reencontrar qualquer tipo de valor perdido, não só em nosso lar como também em nossa vida em Deus. Que luz é esta que nos auxilia nesta busca? É a ação reveladora do Espírito Santo. Trazer à luz é expor o que estava oculto, Jesus nos disse eu sou a luz do mundo e sem mim nada podeis fazer, só a luz de Jesus através do Espírito  Santo é que poderemos encontrar  o que estar pedido em nossa casa.

Paulo falou aos coríntios sobre examinar-se a si mesmo. Mas creio em mais do que um auto-exame nas horas de concerto. Creio que precisamos nos aquietar perante o Senhor e deixá-lo falar em nosso íntimo pelo Espírito Santo...

Varrendo a ‘casa’

Aquela casa necessitava de limpeza. A sujeira que estava lá naquele chão podia esconder a moeda. Não sabemos porque havia sujeira, talvez aquela mulher tenha deixado a janela aberta e um ‘pé de vento’ trouxe sujeira para dentro de casa.

O mesmo acontece conosco. muitas vezes nos expomos demais a este mundo e permitimos que seus conceitos entrem em nossa casa e coração. Às vezes pela TV, internet ou por meio de não-crentes com quem convivemos..., mas o fato é que quando a sujeita do mundo entra, encobre e esconde de nós aquilo que temos perdido. Se quisermos reencontrar valores, precisamos nos livrar da sujeira que entrou!
Santifique-se hoje pois amanhã Deus fará maravilha na tua vida e na tua casa.

Procurando com Persistência

Aquela mulher procurou com diligência seu valor perdido. Tem crente que chora no apelo, mas depois não dá um passo para alcançar aquilo que perdeu em sua vida espiritual ou familiar.

A mulher da narrativa empreendeu uma busca diligente, dedicada. Isto fala de disposição de concerto,ela persistiu até recuperar o que se havia perdido.

Deus não dá nada para quem não valoriza. Por meio do profeta Isaías ele disse: “Derramarei água sobre o sedento” (Is. 44.3).

Por que Deus só derrama água sobre o sedento? Por que não sobre qualquer um? Ele dá água para quem valoriza a água, para quem vai aproveitá-la!

Quem não valoriza, não merece receber. Se quisermos algum tipo de restauração em nossa vida em Deus ou em nosso lar, temos que nos empenhar nisto!

Até encontrar

A mulher não apenas foi diligente, como também foi perseverante. A parábola nos revela que ela não parou de buscar enquanto não encontrou aquilo que havia perdido.

Enquanto a diligência tem a ver com a “qualidade” da busca, a perseverança tem a ver com a “duração” da busca.

Normalmente, falamos de se alcançar a nossa herança em Deus por meio da fé. É lógico que sem fé é impossível agradar a Deus, e o que duvida não receberá coisa alguma, mas há algo que acompanha a fé e que, normalmente, não percebemos o quanto tem a ver com possuir a herança: a perseverança.

As Escrituras nos ensinam que precisamos tanto da perseverança quanto da fé: “Para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela perseverança, herdam as promessas.” (Hb. 6.12.)

Algumas versões usam aqui o termo paciência, mas fala a mesma coisa. fala de determinação até que se chegue ao alvo.

Precisamos desta firmeza na busca da restauração dos valores perdidos no lar. A família tem um lugar muito especial no coração de Deus, e ele deseja que vivamos o seu melhor, inclusive nesta área.
Além de tudo, a mulher estava decidida a buscar o que se havia perdido, ele tinha o firme propósito de mudar aquela situação, e isto foi fundamental pra que ela tivesse sucesso, qual é o seu propósito  meu prezado, em relação a sua vida e sua família


As três parábolas de Lucas 15 nos mostram que não devemos nos conformar com as perdas. É hora de empenho, de dedicação, de determinação nesta restauração.

À Alegria recuperada

Assim que reencontrou o que havia perdido, a mulher reuniu suas amigas e vizinhas para se alegrarem.
Quando lutamos para recuperar os valores perdidos da nossa família, temos à alegria de volta em nossa casa.
Que Deus nos abençoe
Pr. Nélio Bonfim


0 comentários:

Postar um comentário


  © Blogger template Noblarum by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP